Quem sou | Zé Américo fotografia | Maringá - PR | Fotógrafo de família 
sessão documental de família, retratos, ensaio gestante, documental de parto, infantil, idosos

Perfil.jpg

Sou o Zé Américo, esposo da Nicolly e pai do Levi.

E o que eu busco com o meu trabalho?           

Entregar às famílias heranças visuais capazes de transportar e ressignificar memórias através de um documento tão rico em detalhes, a fotografia. Coisa que considero muito importante e gostaria de ter. Parte da minha biografia. Como seria incrível ter fotografias do quintal da minha avó, das tampas de dedão perdidas no futebol (descalço) de rua... e tantas outras coisas que foram maravilhosamente vividas dentro de um fragmento de tempo da minha vida. Detalhes de momentos cotidianos e simples que vão se esvaindo da memória. Momentos em que a felicidade se faz presente em cada detalhe, sem nem ao menos nos darmos conta do quanto. E como me fazem falta fotografias assim da minha família e de grande parte da minha infância. Fotografias sem poses, sem forjar as cenas ou parar o que está fazendo para olhar para a câmera, sabe? Fotografias de momentos vividos. Fotografias de dias comuns.          


"Não determine a fotografia somente para ocasiões especiais.
A vida é especial a cada minuto e merece o devido registro."
  
  

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA

 

Com o tempo percebi que cada família tem um brilho único e inconfundível diante das demais e que é entusiasmante evidenciar isso através da minha arte. Percebi também que o tempo passa depressa... e a sessão de fotografia documental é uma maneira de valorizar o presente e que irá possibilitar às famílias, em algum momento, recordarem o passado de forma íntegra, fiel aos detalhes e nuances de dias considerados “normais”. Da cara lavada, parede rabiscada, das trocas de fraldas, café da manhã juntos e juntar a louça, dos beijos, sorrisos e também do choro, da bagunça e tudo o que acontece no dia a dia, que no meio da correria são consideradas apenas coisas triviais, corriqueiras e banais. Quando a gente presta atenção nos detalhes, quando tem alguém de fora que esteja lá só para olhar para essas entrelinhas, transforma a fotografia de família em algo especial.         

É a possibilidade que tenho de poder estar junto e garantir registros verdadeiros do momento que a família está vivendo. E isso pode ser feito tanto em um dia inteiro quanto em algumas horas, onde estarei lá de coração aberto e disposto a perceber todos esses detalhes que passam batido. E quando tudo não passar de boas memórias, enfraquecidas pelo tempo, tenho certeza que será maravilhoso para a sua família rever esses momentos nessas imagens tão ternas e cheias de significado, em um lindo livro fotográfico. Que não precisa de uma data comemorativa para ser feito.